Benefícios de Levantamento de Peso Olímpico – LPO
O LPO é um método de treinamento que pode ser praticado por qualquer pessoa. Ideal para preparação complementar de atletas de diferentes modalidades esportivas, também é indicado para condicionamento físico e bem estar de pessoas comuns.
O Levantamento de Peso Olímpico proporciona equilíbrio orgânico, construindo força e potencia muscular de forma integrada. O fato da distribuição da carga ocorrer de forma homogênea evita a ocorrência de lesões e regenera as já estabelecidas.
Para entender melhor os benefícios proporcionados pelo LPO, vamos nos aprofundar nos fundamentos do método:
A capacidade de produzir força é essencial para realizar as atividades cotidianas. O Levantamento de Peso Olímpico utiliza movimentos que envolvem várias articulações e que solicitam mais de 50% da massa corporal, ativando o sistema neuromuscular de forma integrada.
Graças a isso, este sistema desenvolve simultaneamente força, velocidade, coordenação, equilíbrio e estabilização que são qualidades indispensáveis tanto para o êxito atlético como para atividades corriqueiras do cotidiano, como baixar, levantar uma caixa, suspender objetos, subir escadas.
O trabalho multiarticular garante que a carga utilizada é aquela que o praticante tem a capacidade de levantar. Uma tentativa de aumentar o peso além do limite pessoal ira inevitavelmente falhar. Na musculação, por exemplo, é possível “roubar” um pouco nos exercícios sobrecarregando um grupo muscular quando a execução se torna impraticável.
Outra valência envolvida é a potência, que é a produção de força no tempo mais rápido possível. Esta é a característica fundamental em modalidades que utilizam saltos, lançamentos, corridas em velocidade e mudança de direção.
Benefícios para o treinamento esportivo:
- Melhora do sistema energético anaeróbio alático;
- Ativação das fibras de contração rápida (tipo Ia e IIb) dos grupos musculares superficiais, intermediários e profundos;
- Elevação dos gastos energéticos por unidade de tempo;
- Prevenção de lesões;
- Alívio das dores musculares;
- Fortalecimento dos músculos abdominais e paravertebrais, essenciais para proteção da coluna vertebral e correção de postural;
- Trabalho de bilateralidade para compensação dos desajustes decorrentes de execução de movimentos unilaterais;
- Envolvimento de todo o corpo na execução dos movimentos;
- Maior produção de pico de potência;
- Promoção do pico de estiramento – encurtamento (efeito pliométrico);
- Mobilização de unidades motoras;
- Correção de desvios posturais;