Jiu-Jitsu

QUEM SOMOS

 Somos parte das mais de 700 escolas Gracie Barra existentes no planeta. A equipe criada em 1986, pelo Grande Mestre Carlos Gracie JR.  A Gracie Barra Osasco foi inaugurada em 2014 em Osasco, fruto do sonho e da paixão do Professor Leandro Fujisaka pelo Jiu-Jitsu. Aos poucos a equipe foi crescendo e a escola precisou mudar de endereço para um espaço maior. Com pouco mais de 2 anos a equipe precisou novamente mudar para um espaço ainda maior e com melhor estrutura, devido ao crescimento dos alunos. Hoje estamos localizados na Rua Irmã Esther, 65, Vila Osasco, próximo as principais vias da Cidade. Nossa escola conta com Tatame com mais de 100m², vestiários com chuveiro aquecido, estacionamento gratuito e lanchonete.

​​

DIFERENCIAIS

 Muito mais que chaves de braço, estrangulamentos e quedas, a Gracie Barra oferece princípios e valores para a vida. Por isso, a metodologia de escola é infinitamente superior a prática em “academias”: uniforme, planos de aulas universais (mundialmente padronizados), diversidade de horários, módulos que respeitam o nível de conhecimento de cada aluno (Fundamental/GB1, Intermediário/GB2 e Avançado/GB3) e a experiência de uma organização que, há mais de 30 anos, dedica-se a ensinar Jiu-Jitsu como uma ferramenta de transformação para a vida.

 JIU-JITSU PARA TODOS

 Adultos que trabalham o dia inteiro, jovens estudantes com mais tempo para treinar, aqueles não tão jovens, que precisam movimentar o corpo, mulheres em busca de uma atividade dinâmica (ou que queiram aprender a defender-se), crianças, que precisam lidar com o bullying diariamente e aprender valores como hierarquia, responsabilidade e disciplina, pessoas que buscam uma maneira de entrar em forma e aquelas que querem tornar-se competidores e colecionar medalhas. Na Gracie Barra, todos são bem-vindos e inseridos nas aulas, devidamente direcionados de acordo com os próprios objetivos. O respeito por cada aluno é demonstrado pela individualização do treinamento.

VALORES

​Entre os valores que definem a cultura da Gracie Barra, os três principais são: irmandade, expansão e integridade.

​​PROGRAMAS DE AULA

GB1 | FUNDAMENTAL

​O programa GB1 é o nível fundamental na Gracie Barra. É o momento em que os alunos têm contato com o Jiu-Jitsu e passam a entendê-lo não só como uma arte marcial, mas como um estilo de vida. No GB1, o aluno vivencia, na prática, que os princípios e significados das lições aprendidas no tatame são levados para a vida. Nessa fase, os alunos experimentam resultados que ultrapassam os benefícios físicos: além de ganhos em capacidades como força, flexibilidade, preparo físico e conhecimentos de defesa pessoal, há uma melhoria na qualidade de vida em geral, com otimização no foco, ganho de vitalidade, disposição e bem-estar.

O que o aluno aprende?

Princípios básicos da defesa pessoal, técnicas de projeção e quedas e movimentos básicos de jiu-jitsu esportivo, combinados de forma inteligente e segura para otimizar o aprendizado.

GB1 na prática

  • Aprendizado do Jiu-Jitsu básico;
  • Aumento de energia, foco e concentração;
  • Melhora significativa do condicionamento físico em geral;
  • Aprendizado do Sistema de Defesa Pessoal GB;
  • Integração na Família GB (com a possibilidade de treinar em mais de 700 escolas no mundo);
  • Aumento da autoconfiança;
  • Livre acesso aos eventos da escola e aulas especiais.

Graduação: Faixa branca até 2 graus.

GB2 | INTERMEDIÁRIO

No GB2 o aluno, já integrado à família Gracie Barra e familiarizado com a filosofia e prática do Jiu-Jitsu, está pronto a levar a arte marcial para um próximo nível. Nesse momento, está preparado para ter contato com técnicas de maior nível de complexidade e práticas que começam a moldar o estilo de luta de cada um: há os que se sentem mais confortáveis fazendo guarda (costas no chão), outros passando (ajoelhados ou em pé), as posições preferidas, a adaptação dos movimentos para o biotipo específico. É no GB2 que o aluno poderá iniciar a descoberta das suas particularidades no Jiu-Jitsu. Há o desenvolvimento de reflexos, velocidade e tempo de reação, bem como transições entre uma técnica e outra. Além disso, nessa fase os alunos experimentam um maior entendimento da filosofia GB, vivenciam uma ligação mais forte com os parceiros de treino, desenvolvem mais disciplina e compromisso com hábitos saudáveis necessários a esse estilo de vida.

O que o aluno aprende?

Técnicas do Jiu-Jitsu utilizadas e/ou adaptadas em diferentes estilos de luta – tais como Wrestling, judô, sambo – que através dos tempos passaram a fazer parte do ensino na Gracie Barra.

GB2 na prática

  • Aprendizado de técnicas de queda eficazes no Jiu-Jitsu;
  • Desenvolvimento de transições entre uma técnica e outra;
  • Melhorias no nível de condicionamento físico geral;
  • Melhor compreensão de diferentes aspectos do Jiu-Jitsu;
  • Início do delineamento do seu jogo no Jiu-Jitsu
  • Participação, ao fim da aula, da prática de sparring;
  • Participação de competições de Jiu-Jitsu – se for o desejo do aluno.

Graduação: Faixa branca, 3 e 4 graus.

​​

GB3 | AVANÇADO

O GB3 é a última etapa na estrutura do programa GB para adultos. Nessa fase, a maioria dos alunos realmente compreende a jornada sem fim que é o Jiu-Jitsu, e que sempre há o que aprender e onde evoluir. Portanto, é hora de treinar muito! Nesse momento, o aluno pode participar de práticas opcionais, treinos específicos, aulas de sparring e sem kimono: são inúmeros novos desafios para instigar o aluno a manter sempre o foco, equilíbrio, controle e a evolução.

 

O que o aluno aprende?

Técnicas mais complexas, variações, combinações e estratégias, com o objetivo de desenvolver ainda mais a compreensão do jiu-jitsu e o estilo de luta de cada um.

GB3 na prática

  •  Definição do estilo próprio de jogo;
  • Aprendizado das técnicas mais complexas e atuais do Jiu-Jitsu;
  • Melhora constante no condicionamento físico;
  • Treinamento com os parceiros de treino mais graduados da escola;
  • Treinamento opcional de duas horas seguidas;
  • Novos desafios: treinos específicos, aulas de sparring e sem kimono;
  • Início do desenvolvimento das habilidades de ensino, fundamentais para manter o legado do jiu-jitsu.

Graduação: Faixa azul, roxa, marrom e preta.

GB[K] | KIDS/INFANTIL

O Programa GB Kids foi criado para proporcionar às crianças um ambiente onde possam experimentar e compreender valores essenciais como foco, disciplina, persistência, cooperação e respeito. Além disso, a GB tem o programa ANTI-BULLYING mais eficiente do Jiu-Jitsu mundial.

Anti-bullying

O bullying é a violência que mais cresce no meio infantil atualmente. Na GB a criança a aprende se valorizar e respeitar, o que resulta em melhora da autoestima e autoimagem. Isto porque o jiu-jitsu traz a segurança de saber de que a integridade física dele estará garantida.

O aluno também aprende técnicas de negociação e de posicionamento diante de situações desconfortáveis, tais como: intimidação por crianças maiores ou mais fortes e agressões físicas comuns entre os pequenos (gravata de porteiro, empurrões, socos, chutes, mordidas, etc).

 

Obesidade infantil

Na correria do dia-a-dia, as crianças acabam sendo submetidas a um estilo de vida sedentário – frente ao vídeo game, iPad e computadores – e uma péssima alimentação, com grande parte de alimentos ultra processados e industrializados. Com isso, lidamos com o mal da saúde infantil do século: a obesidade.

No jiu-jitsu, além de todos os benefícios psicológicos e emocionais, combatemos de maneira divertida e funcional esse ponto de preocupação de 9 entre 10 pais. Na GB as aulas são super dinâmicas, compostas por: aquecimento padrão, brincadeiras (incluindo movimentos e técnicas de jiu-jitsu), exercícios básicos de coordenação motora e movimentos específicos da prática da arte marcial (cambalhotas, rolamentos, quedas, etc.).

O que o aluno aprende?

Por ser um esporte de contato, o Jiu-Jitsu oferece um ambiente desafiador, porém seguro, que permite à criança aprender conceitos e valores que vão muito além do tatame. Os módulos do GB Kids são divididos com base nas idades de aprendizado e desenvolvimento da Pedagogia, respeitando a fase de cada criança: Mini Campeões, Pequenos Campeões 1 e 2, Juniors e Adolescentes.

GB Kids na prática

  • Melhora nas habilidades sociais;
  • Aumento da autoconfiança;
  • Melhor compreensão da definição de metas e do trabalho em direção a elas;
  • Aprendizado do Sistema de Defesa Pessoal GB;
  • Aumento da energia, foco e concentração;
  • Ganhos significativos em condicionamento físico geral;
  • Possibilidade de treinar em mais de 100 escolas diferentes no Brasil e mais de 300 em todo o mundo;
  • Apresentações e competições internas;
  • Livre acesso aos eventos da escola e aulas especiais.

Faixa Etária: Dos 3 aos 15 anos.

Graduação: Faixa branca, amarela, laranja, verde.

X