Boxe

Os benefícios do boxe podem ser inúmeros, mas é fundamental que você reflita e pesquise sobre os fundamentos desse esporte, dessa forma, você se dedicará com prazer aos novos ensinamentos e disciplina que não só podem ser postos em prática nas academias, mas também em circunstâncias do cotidiano.

Conheça alguns dos benefícios do boxe e considere-o uma mola propulsora para um novo estilo de vida.

1. Defesa pessoal

Pode parecer que os movimentos dos golpes sejam meramente ensinados para desafiar o próprio corpo, mas há quem reconheça que o aprendizado é conveniente para possíveis eventualidades. Conhecimentos básicos de defesa pessoal contribuem, principalmente, para mulheres praticantes que se sintam inseguras.

Vale ressaltar que as aulas não são ministradas com essa finalidade, mas todos os conhecimentos podem ser utilizados a seu favor. Esses conhecimentos adicionais são muito comuns para turmas especiais de boxe feminino.

2. Coordenação motora

Para iniciantes, coordenar os movimentos de golpes pode se tornar desafiador, pois requer prática e aprimoramento da aptidão, mas a importância da coordenação, principalmente das mãos, é fundamental para as pessoas se desempenharem melhor e evoluírem na prática do esporte.

Os praticantes de boxe com coordenação motora aprimorada tendem a ter reflexos mais rápidos, assim reagindo o mais breve possível aos estímulos, apoiando o aprimoramento da coordenação de todo o corpo. Vale destacar que pessoas com idades mais avançadas não disponibilizam da mesma coordenação e equilíbrio, o que aumenta o risco de quedas, podendo então desfrutar dos benefícios do boxe para evitar certas consequências da velhice.

No boxe, você deve ser capaz de ver o alvo, reagir a este, e o principal, acertá-lo, tudo isso ao mesmo tempo, independente se o mesmo está se movendo ou não. Pode parecer difícil, mas é exatamente a prática regular que contribui para a evolução, melhorando rapidez, equilíbrio, agilidade e reflexo.

3. Sem estresse

Sabemos que qualquer forma de atividade física moderada ou intensa pode reduzir o estresse, já que o exercício pode aumentar a endorfina, porém, quando estamos buscando uma nova forma de se exercitar, desejamos algo que proporcione sensação de prazer e benefícios superiores às demais atividades.

Praticando boxe, você ainda poderá descontar suas incertezas e mau humor em ataques e golpes de exercícios de alta intensidade.

É interessante como os praticantes descrevem a sensação de libertação durante as aulas de boxe. A atenção dedicada à realização dos movimentos possibilita que você se desligue de sua rotina e obrigações, promovendo momentos de meditação ou até distração.

4. Saúde cardiovascular

Indica-se exercícios aeróbicos para nos proteger contra doenças cardíacas, pois estes são as melhores alternativas para manter o peso e queimar calorias. Um dos benefícios do boxe é poder auxiliar na redução do percentual de gordura, principalmente reduzindo as gordurinhas localizadas na região abdominal. O ponto central do boxe como exercício aeróbico é oferecer um suporte para que o estresse sobre o coração e pulmões seja moderado, para manter um ritmo cardíaco regular durante o treino.

5. Força

A realização dos socos, chutes e saltos exige uma certa quantidade de força, principalmente por praticantes de nível intermediário e avançado. Durante o treino de boxe, você deverá socar ou chutar o saco de treino inúmeras vezes, o que exige não só condicionamento de seus membros superiores, como também inferiores, aprimorando assim sua força em diversos membros.

A maioria dos instrutores não realiza os treinos apenas focando nos golpes. A aptidão física pode evoluir através de séries de golpes conjugadas com séries de agachamentos, flexões, pranchas e muito mais. É possível analisar o ritmo de treino para então formular um circuito desafiador.

6. Melhor composição corporal

Dentre os benefícios do boxe, a promoção à perda de peso é uma das mais tentadoras para aqueles que buscam uma melhor qualidade de vida. Se o seu objetivo é diminuir a massa gorda e aumentar a massa muscular, pode contar com o apoio do boxe.

O esporte não se responsabiliza pelo alto ganho de massa magra, mas se combinado com um plano de levantamento de peso e uma boa alimentação, os benefícios do boxe são significativos para hipertrofia.

Ou seja, o boxe deve ser reconhecido como um dos mecanismos mais eficientes para a melhoria da composição corporal, pois, se combinado corretamente com outros exercícios, pode contribuir com o fortalecimento muscular.

7. Postura correta

Assim como demais outros exercícios, o boxe ajuda a manter a postura adequada, não prejudicando principalmente a estrutura das vértebras. É inevitável que você se adeque à postura correta, pois o posicionamento alinhado auxilia que você realize os golpes corretamente e esquive-se daqueles realizados sobre você.

8. Autoestima

Como atividade cardiorrespiratória, os benefícios do boxe ainda se estendem àquilo que você vê no espelho. Sim, os ganhos não só apenas para a saúde, mas quando falamos de mudanças corporais, devemos também destacar a confiança e autoestima que se adquire quando está feliz consigo mesmo. Você poderá notar o emagrecimento de forma saudável e um maior condicionamento físico para as tarefas diárias, as quais antes se sentiam desconfortáveis a realizar.

 

 

 

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